Áudio e Vídeo

Áudio 5.1 - Configuração e exportação no DaVinci Resolve

há 4 anos 10 meses

Pra você que sempre teve um pouco de dúvida sobre como configurar som em 5.1, nós preparamos um tutorial passo a passo de como preparar sua timeline para edição e exportação das faixas de áudio neste formato.

Um dos programas que permite que esse tipo de trabalho seja feito é o DaVinci Resolve, da Blackmagic Design. Além de oferecer soluções profissionais em áudio, o editor permite também trabalhos em correção de cor, edição não-linear e composição.

DaVinci Resolve Fairlight - Edição de áudio
Curso DaVinci Resolve Fairlight - Edição de áudio
Conhecer o curso

E é por isso que a gente separou esse vídeo com as melhores dicas e o passo-a-passo para você configurar na edição do seu áudio:

1. Defina uma nova timeline

Depois de abrir o programa, clique na faixa de áudio com o botão direito. No menu de contexto, escolha a opção “add tracks…”. Uma janela será aberta.

Imagem 1

2. Adicione as pistas para o 5.1

Na janela que abrir, no menu “Number of tracks”, na metade de baixo da janela, insira o valor 6 e depois em “Add tracks”

3. Mude as faixas de estéreo para 5.1

No canto inferior da tela, clique na aba “Fairlight”, para abrir o módulo de áudio. Na parte superior da tela, clique no menu “Fairlight”, e depois na opção “Bus Format…”. Na janela que é aberta, é possível mudar a saída (main) de estéreo para 5.1.

4. Faça a linkagem dos pontos de áudio

No mesmo menu “Farlight”, vá até a opção “Link Group…”. Nessa opção você seleciona todas as faixas que precisam ficar em 5.1 e clica para fiquem nessa configuração. Depois é só fechar a janela e as pistas já estarão em 5.1.

5. Coloque os arquivos nas faixas

Clique na botão “Edit”, no inferior da tela, para voltar a aba de edição e poder visualizar as pistas e os arquivos do seu projeto. Repareque que agora as faixas estarão nomeadas a partir da configuração que fizemos no passo anterior: R, para right (direta), L, para left (esquerda), C, para center (centro) e assim por diante.

6. Confirme se a saída (main) está em 5.1

Clique em “Timeline View Options” (parecem com três quadradinhos juntos), selecione para expandir o waveform (a terceira opção, da direita para esquerda) e escolha um trecho com maior quantidade de som. Note se a saída principal (main) apresenta saídas diferentes relativas à cada arquivo inserido.

EXTRA. Configure a exportação do seu arquivo

Para exportar a edição final ir acesse a aba “Deliver”, na barra inferior. Na opção “Video”, você configura o formato que quer exportar seu projeto, além de poder determinar o codec utilizado e a resolução. Na opção “Audio”, você pode conferir em “Output Track 1” se a saída está em 5.1. Depois disso, você já pode clicar em “Add to Rende Queue”.

Autor(a) do artigo

João Leite
João Leite

Escritor e redator, formado em Rádio e Televisão pelo Complexo FIAM-FAAM, apaixonado por literatura e observador míope do espaço sideral.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos